quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1º de Dezembro, Dia Mundial de Combate a Aids

Simbolo de combate a aids. No dia da apresentação do meu trabalho, distribuímos
uma fitinha dessa para todos que participaram. 
Hoje dia 1º de Dezembro, é o dia mundial de combate a Aids. Saiba mais sobre  este dia.



Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.
A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.
A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

A Aids é uma doença que não escolhe sexo, raça, condição financeira e nem escolaridade. Ao meu ver o que mata mais é o Preconceito das pessoas para com os portadores do vírus da Aids. 

Como tenho fama de ser questionador e falador, não poderia deixar essa data passar em branco. Ainda no 2º grau, fiz um trabalho sobre este tema, minha tese de apresentação (ja que eu estudava magistério, tudo era apresentado para várias pessoas), foi feita em sala de aula para aproximadamente 50 pessoas, ao invés de abordar aspectos técnicos como é normalmente feito, eu abortei o lado emocional dos portadores e dos familiares dos portadores do vírus da Aids. 

Foi um momento ímpar na minha carreira, falei com o coração, defendi os direitos dos portadores e lutei contra o preconceito. Pessoas com doenças crônicas, ficam fragilizadas e precisam de pessoas que as defendam, e eu sou uma dessas pessoas. 

Acredito que o melhor remédio para combater a Aids é a prevenção e a informação. Até pouco tempo a Aids era tida como uma doença exclusivamente dos profissionais do sexo e dos homossexuais, fato este que com o passar dos anos foi comprovado que é uma mentira, infelizmente hoje podemos encontrar nas estatistas homens e mulheres legalmente casados, que por motivos que não cabem a mim abordar, levaram a aids para dentro de suas casas.

Por isso, volto a bater na tecla "PREVENÇÃO", muitas pessoas dizem que na hora "H" é difícil se lembrar de colocar preservativo, neste caso dou um conselho: " Não transe, não deixe chegar na hora "H". 

Aos portadores do vírus da aids, o meu abraço solidário. Aos familiares, o meu abraço esperançoso. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário