sábado, 9 de abril de 2011

Homofobia e Decepção tudo em um dia só

homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou adiscriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.


Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os Blogs, não são apenas diários de adolescentes, muita gente inteligente, influente, moderna e adulta, possue Blog. 


Michael, jogador do Vôlei Futuro, que foi vitima de
preconceito.

Para cumprir a função básica do jornalismo de informar e educar, resolvi escrever este post, sobre um assunto delicado e polêmico. 


É muito difícil abordar assuntos delicados sem provocar divergências. Nesta semana que passou o comentário no esporte foi a hostilidade sofrida pelo jogador de vôlei Futuro, Michael foi hostilizado pela torcida do Cruzeiro em um partida da Super Liga de Vôlei. 


Após ter assumido a sua homossexualidade, o jogador recebeu insultos da torcida  do Cruzeiro. No meio dessa confusão toda a Senadora Marta Suplicy, que sempre foi militante dos programas e projetos que visam trazer melhorias para os homossexuais, fez uma ressalva no projeto que ele pretende encaminhar para votação, projeto este que prevê punições para quem agir com preconceito com os homossexuais. O projeto promete dar muito o que falar.


E ainda dentro desta mesma semana, pude observar e ficar triste com colocações preconceituosas em relação aos homossexuais, em conversa com uma pessoa que por questões éticas não vou citar o nome, esta pessoa se mostrou preconceituosa e totalmente desinformada sobre os homossexuais. 


Como o nome já diz " Pre Conceito" é uma ideia que formulamos antes de sabermos  o "conceito", antes de conhecermos determinado assunto ou tema. 


Não....não estou aqui para defender homossexuais, estou aqui para defender a pessoa, para defender o direito a liberdade, posso não concordar com tudo que acontece nesse pais, mas me orgulho de viver em um pais livre, onde podemos expressar nossas idéias, onde podemos escolher nossa religião, onde podemos viver em harmonia com as diferenças de raça. 


Por isso peço a você querido (a) leitor (a) que me entenda, não estou levantando bandeira para esta ou aquela idéia, apenas estou querendo aqui abrir os olhos de algumas pessoas, que diga-se de passagem , são pessoas jovens, que estão estudando e ainda tem a mentalidade tão pequena e preconceituosa. 


Para que possamos permanecer nessa democracia que vivemos, precisamos aceitar as idéias, as opções das pessoas, afinal de contas somos um pais livre. 


Mesmo sendo um "Jornalista Amador", tenho que respeitar a ética jornalística e mostrar os dois lados da questão, por isso apurei se havia alguma defesa por parte da equipe de Vôlei do Cruzeiro e encontrei este comunicado que segue abaixo: 


A diretoria do Sada/Cruzeiro divulgou nesta quarta-feira uma nota em que minimiza a polêmica ocorrida na última sexta em Contagem (MG), na partida em que a equipe mineira bateu o Vôlei Futuro pelo primeiro jogo da série melhor de três da semifinal da Superliga masculina.
         O time de Minas Gerais reconhece que as alegações de Michael são "genuínas" e diz que ele "merece respeito". Ressalta que abomina qualquer tipo de atitude discriminatória e pede uma orientação e conscientização dos torcedores de maneira geral em todo o País.



Juro que  relutei ao máximo para não ter que escrever sobre este assunto, só que minha consciência de Jornalista Amador, não parava de dizer: " Você esta sendo omisso, tudo acontecendo e você com um blog tão  visitado, e com o domínio das palavras, deixando o assunto passar em branco. Isso é covardia". Quando minha consciência tocou na palavra "covardia, doeu fundo...ai não tive saída, tive que escrever. 


Bom recado dado . 


Bom final de semana . E se possível , respeite a diversidade . 



Nenhum comentário:

Postar um comentário